Skip to main content

Sabemos que a imunidade é um fator importante para a saúde física e mental, pois estando com esta elevada, o risco de ser infectado por algum vírus tende a ser menor, principalmente com relação aos sintomas de cada infecção. Atualmente ouvimos diariamente sobre a importância de uma alimentação adequada, visando fortalecer o sistema imunológico. Para entender de uma forma muito simples como funciona as nossas defesas imunológicas, imagine que dentro do nosso corpo existe um batalhão de soldados (anticorpos), cada um com uma determinada função (combater variados tipos de vírus), quanto mais treinados eles estiverem, mais forte será a potência de combater qualquer inimigo (infecções).

Fatores como alimentação equilibrada, exercícios físicos, qualidade de sono e meditação são hábitos que influenciam no fortalecimento da imunidade, porém, gostaria de chamar atenção para a suplementação de uma vitamina que faz total diferença para o fortalecimento do organismo, é a suplementação de vitamina D3. Infelizmente não conseguimos suprir a demanda desse vitamina apenas com alimentação, precisamos além de tomar sol diariamente, suplementar com uma dosagem especifica para cada indivíduo, elevando os níveis dessa vitamina no corpo.

Uma revisão de estudos voltados a suplementação de vitamina D na prevenção e tratamento de influenza, coranavirus e pneumonia tentou mostrar a importância de manter níveis ótimos dessa vitamina no corpo. A maior parte das pessoas afetadas com essas 3 doenças citadas apresentavam níveis baixos de vitamina D e os países que mais sofreram com o corona vírus são também países que tinham um problema grande com níveis baixos de vitamina D na população, principalmente no inverno, período em que os problemas respiratórios aumentam.

Os autores observaram que níveis acima de 50 ng/ml no sangue de vitamina D estavam associados com uma redução de 27% na taxa de infecção por influenza, hepatite e rotavirus, então poderia funcionar da mesma forma com o Clovid-19. Níveis ótimos sugeridos pelos autores são de 40-50 ng/ml.

Com tudo, antes mesmo de nos protegermos apenas com máscara e álcool gel, vale estar atendo nas formas que podemos elevar ao máximo nosso sistema imunológico, estando preparado para qualquer situação adversa, mantendo uma alimentação equilibrada, fazendo exercícios regulares, tendo um sono reparador e suplementar com vitamina D3. Sua saúde é o bem mais preciso que você pode cultivar, de a devida atenção e viva uma vida com máxima plenitude.
Grande abraço a todos e se mantenham sempre a milhão!!!

“Treine sério, alimente-se corretamente, mantenha a mente concentrada e aproveite os resultados”
Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

(CREF: 009582-G/RS – CRN: 9713D)