Skip to main content

A maioria dos praticantes de musculação busca melhorar sua estética e consequentemente sua saúde, assim como as pessoas que apenas praticam um exercício físico regular, como corrida, caminhada e/ou esporte coletivo (futebol, vôlei, basquete). Sabemos que para mantermos uma constante evolução física é fundamental uma alimentação equilibrada e ajustada, conforme seus objetivos, mas nem sempre conseguimos tirar todas as propriedades que contem nos alimentos para melhorar nosso condicionamento. Muitas vezes precisamos utilizar suplementos alimentares na alimentação do esportista, para auxiliarem em seus resultados. Um dos suplementos mais utilizados que auxiliam em ambas as atividades físicas são os aminoácidos de cadeira ramificada (BCAA’s), compostos por LEUCINA, ISOLEUCINA e VALINA. Lembrando que de nada adianta utilizar os melhores suplementos alimentares sem ter a uma alimentação equilibrada e especifica com alimentos nutritivos.

Para entendermos melhor como esses aminoácidos atuam em nosso corpo, ajudando na construção muscular, vamos exemplificar o seguinte: Imaginamos que nossos músculos sejam uma PAREDE DE TIJOLOS e o exercício que praticamos seja uma MARRETA (quanto mais forte o exercício mais pesado será essa MARRETA). Quando treinamos intensamente é como se essa marreta batesse bem forte na PAREDE DE TIJOLOS quebrando algumas pequenas partes. O que podemos fazer para consertar essa parede? Usamos cimento e reconstituímos a parede de uma forma que ela fique mais forte e resistente, certo? Os aminoácidos atuam dessa mesma forma nos músculos, ajudando na reconstrução dessas fibras musculares ao qual tiveram uma micro lesão no exercício físico. Quando falamos de exercícios físicos aeróbios como uma corrida de longa duração (acima de 1 hora), os aminoácidos agem de forma a diminuir a fadiga central do esportista, bloqueando um aminoácido que começa a ser liberado pelo corpo depois de alguns minutos de atividade física, chamado de TRIPTOFANO. Esse aumenta a fadiga central, fazendo a resistência corporal ser diminuída consideravelmente.

Por isso esses potentes aminoácidos (BCAA’s) se utilizados de maneira correta, auxiliam muito em qualquer exercício físico. Algumas concentrações são importantes de ser salientadas, como a LEUCINA, tendo como principal função a síntese proteica, ou seja, atua diretamente na recuperação muscular acionando algumas enzimas (mTOR) fundamentais no processo de recuperação do tecido muscular. Os BCAA’s podem ser utilizados pré-treino, durante o treino e/ou pós-treino, dependendo de cada atividade, objetivo e composição corporal da pessoa. Devemos sempre procurar um nutricionista para adequar de maneira mais precisa a quantidade e momento certo que devemos utilizar tais suplementos.

Grande abraço a milhão!

CRN: 9713 D

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega CREF: 009582-G/RS