Skip to main content

A ribose já vem sendo estudada a um bom tempo no meio esportivo para melhorar a síntese de ATP celular, porém ainda são poucas empresas que abrangem um conhecimento e valorizam a comercialização desses suplementos alimentares.

Em nossa alimentação conseguimos ingerir pequenas quantidades por meio do Acido Nucleico da carne. Mas para termos um efeito mais produtivo desse produto, a administração de doses maiores é valida principalmente se os atletas estiverem buscando ganhos de força máxima.

A utilização ideal desta substância, seria em pessoas que praticam musculação ou participam de provas de curta duração e alta intensidade. Sabendo disso, podemos incluir tranquilamente na prescrição dietética de atletas de Power lifting, que buscam o máximo de forças em suas preparações e competições e para atletas de corrida de 100 metros, que seus esforções levam no máximo 15 segundos.

Em um treino intenso, sabemos que a primeira rota que o corpo utiliza para produção de energia é o ATP, tendo em sua formação a molécula de adenosina. Esta é formada por outra molécula de D-ribose. Por esse mecanismo sabemos a importância desse suplemento para gerar maior força durante a prova ou exercício. Um fator muito importante é que sua absorção é extremamente rápida, auxiliando na recuperação celular.

Foi feito um estudo onde utilizaram 10g de ribose em um grupo de pessoas e em outro grupo utilizaram placebo. Verificou-se um aumento na força do grupo que usou a ribose de 19% contra 12% do publico que usou apenas placebo. Podemos até achar pouca diferença se tratando de números, mas para atletas que necessitam de milésimos de segundos para ganhar o primeiro lugar, ou atletas que precisam de apenas 1kg a mais em seu exercício para chegar no pódio, faz muita diferença.

Sempre irão surgir estudos e novos suplementos no mercado. Cabe a nós profissionais da saúde entender os mecanismos e ação de cada produto e assim conseguir prescreve-los ou orientar as pessoas de seu uso. Lembrando que cada pessoa tem seu objetivo e seu fator genético. Por isso a prescrição deve ser dada em cima de suas individualidades biológicas, procurando sempre profissionais qualificados em suas áreas de atuação.
Abraço a todos e sempre A MILHÃO!!!

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega CREF: 009582-G/RS